12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

ALVES, Luciana Argôlo Correia; VENTURA, Alexandre    MENDES, Thiago Souto. Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil. []. , 12, e727.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e727.

^a

Introdução: O desempenho de um programa educacional é considerado o resultado obtido pela combinação de fatores de entrada e de saída, onde se avalia o rendimento através da relação entre as entradas (insumos) da escola e dos estudantes e uma medida de saída (rendimento acadêmico). No contexto dos Institutos Federais, as avaliações educacionais têm sido utilizadas para realizar diagnósticos, reflexões, planejamentos e formulação de políticas públicas para aprimoramento da qualidade do ensino ofertado, bem como, identificar as competências desenvolvidas durante a formação. Entretanto, a avaliação de programas ou cursos profissionalizantes no Brasil ainda é uma realidade pouco aplicada nos contextos institucionais. Objetivo: A presente Revisão Sistemática da Literatura (RSL) busca identificar como as pesquisas desenvolvidas e disseminadas em revistas acadêmicas nacionais e internacionais têm contemplado a tríade “Avaliação, Cursos profissionalizantes e Institutos Federais do Brasil”. Métodos: Para atingir este objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada em uma RSL, sendo realizado uma pesquisa nas bases de dados b-on, SciELO e Scopus, levando-se em consideração a produção dos últimos cinco anos, utilizando descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão. Para a análise e codificação dos artigos foi utilizado o software de análise de dados qualitativos WebQDA. Resultados: O processo de busca resultou um conjunto inicial de 1039 artigos encontrados e após aplicação dos critérios de exclusão, selecionou-se 15 para compor o corpus de análise. Em função dessa pesquisa foi possível perceber que as avaliações dos programas ou cursos são realizadas através de questionários e entrevistas, geralmente aplicados no final da formação e a influência ou utilização desses resultados nos ajustes curriculares necessitam maiores detalhamento nos estudos. Conclusões: A RSL nos permitiu identificar três lacunas nos estudos analisados: falta de articulação dos resultados, falta de influência na melhoria do currículo e ausência de acompanhamento e monitorização ao longo do curso.

^lpt^a

Introduction: The performance of an educational program is considered the result obtained by the combination of input and output factors, where the income is evaluated through the relationship between the inputs (evidence) of the school and students and an exit measure (academic performance). In the context of federal institutes, educational evaluations have been used to perform diagnoses, reflections, planning, and formulation of public policies to improve the quality of the teaching offered and identify the competencies developed during training. However, the evaluation of vocational programs or courses in Brazil is still a reality little applied in institutional contexts. Goals: This Systematic Literature Review (RSL) seeks to identify how research developed and disseminated in national and international academic journals has contemplated the triad "Evaluation, Vocational Courses and Federal Institutes of Brazil". Methods: To achieve this objective, a qualitative approach based on an RSL was used, and a search was carried out in the databases b-on, SciELO, and Scopus, taking into account the production of the last five years, using search descriptors, inclusion and exclusion criteria. For the analysis and codification of the articles, the qualitative data analysis software WebQDA was used. Results: The search process resulted in an initial set of 1039 articles found and after applying the exclusion criteria, 15 were selected to make up the corpus of analysis. Due to this research, it was possible to perceive that the evaluations of the programs or courses are carried out through questionnaires and interviews, usually applied at the end of the training and the influence or use of these results in the curricular adjustments requires further detail in studies. Conclusions: The RSL allowed us to identify three gaps in the analyzed studies: lack of articulation of the results, lack of influence on the improvement of the curriculum, and absence of monitoring and monitoring throughout the course.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )