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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CARVALHO, Elisabete Mesquita Peres de; BRITO, Carmen Lúcia Marques de; VILLAS, Monique Batista Pimentel    MUNIZ, Gracielle Cordeiro. Dificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público. []. , 13, e642.   08--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e642.

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Introdução: no ambiente hospitalar, as condições de trabalho e as boas relações interpessoais são necessárias para o adequado cumprimento das atividades e para um clima organizacional saudável, que impacte positivamente na saúde do trabalhador. Objetivos: identificar dificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público do DF. Métodos: trata-se de um estudo descritivo exploratório, de cunho qualitativo, realizado com 46 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2021. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: foi possível encontrar três núcleos de sentido que foram divididos em três categorias e catorze subcategorias: 1 - ambiente e condições de trabalho (Escassez de recursos humanos; Escassez de materiais e insumos; Equipamentos sucateados; Serviços de manutenção ineficientes); 2 - comunicação, relacionamento e rotinas de trabalho (Comunicação; Relacionamento líder/colaborador; relacionamento colaborador/colaborador; Fluxos internos e rotinas de trabalho); 3 - potencialidades visualizadas - motivação para a melhoria do ambiente de trabalho (Política de reposição de Recursos Humanos; Gestão de materiais, insumos e Contrato de manutenção dos equipamentos; Rotina de reuniões; Treinamento em serviço; Aproximar a gestão da ponta; Valorização profissional). Conclusões: escassez de recursos humanos, de insumos e de materiais e as condições precarizadas dos equipamentos foram identificadas como potenciais geradores de insatisfação no ambiente de trabalho. Uma comunicação harmoniosa e assertiva foi requerida como habilidade a ser desenvolvida por todas as categorias, o que implica na necessidade de estratégias de desenvolvimento do tema entre as equipes. Estratégias de gestão foram consideradas para o enfrentamento e para a modificação do panorama identificado.

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Introduction: in the hospital environment, working conditions and good interpersonal relationships are necessary for the proper fulfillment of activities and for a healthy organizational climate, which positively impacts the health of the worker. Objectives: to identify difficulties and potentialities related to the organizational climate of nursing staff at a public hospital in the DF. Methods: this is a descriptive, exploratory study of a qualitative nature, carried out with 46 nurses. Data collection took place from October 10 to November 30, 2021. Data were analyzed using Bardin's content analysis: pre-analysis, material exploration and treatment of results, inference and interpretation. Results: it was possible to find three cores of meaning that were divided into three categories and fourteen subcategories: 1 - environment and working conditions (Shortage of human resources; Scarcity of materials and inputs; Scrapped equipment; Inefficient maintenance services); 2 - communication, relationship and work routines (Communication; Leader/employee relationship; employee/employee relationship; Internal flows and work routines); 3 - potentialities visualized - motivation to improve the work environment (Human Resources replacement policy; Management of materials, supplies and equipment maintenance contract; Meeting routine; In-service training; Bringing management closer to the edge; Professional appreciation). Conclusions: shortage of human resources, supplies and materials and the precarious conditions of the equipment were identified as potential generators of dissatisfaction in the work environment. Harmonious and assertive communication was required as a skill to be developed by all categories, which implies the need for strategies to develop the theme among the teams. Management strategies were considered to face and change the identified scenario.

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