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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

SILVA, Ernestina Maria Batoca; CARVALHO, Vanessa Mafalda    SILVA, Daniel Marques. O enfermeiro de referência nos cuidados à criança submetida a transplante hepático: Um estudo qualitativo. []. , 13, e652.   08--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e652.

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Introdução: O modelo de enfermeiro de referência assenta numa metodologia de organização dos cuidados integrais, individualizados e contínuos, centrado na criança e na família, e tem a sua similaridade com o papel do enfermeiro de família nos cuidados de saúde primários. A sua conceção teórica reside nos cuidados centrados na família e no modelo de parceria de cuidados. Objetivos: Descrever a perceção dos pais sobre o papel do enfermeiro de referência no internamento e nos cuidados à criança submetida a transplante hepático. Métodos: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo de cariz fenomenológico, Nível I, com abordagem dedutiva, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas a uma amostra não probabilística de 5 pais, sendo feita análise de conteúdo. Resultados: Os pais reconhecem a existência do enfermeiro de referência nos cuidados durante o internamento do seu filho e salientam competências técnico/científicas e relacionais no desempenho dos cuidados, destacando a experiência, envolvência com a criança e família, conhecimento sobre a criança, capacidade para lidar com a criança, empatia, apoio e escuta ativa. Revelam experiências positivas com os cuidados prestados pelo enfermeiro de referência e de toda a equipa, mostrando-se satisfeitos com o acompanhamento e presença por parte do enfermeiro de referência. As experiências negativas relacionam-se com o confronto com a doença e o tratamento. Como propostas de melhoria os pais sugerem maior humanização, otimizar a integração dos pais na unidade e nos cuidados, e criação de redes e grupos de apoio. Conclusões: Acreditamos que este estudo pode fornecer contributos para otimizar a utilização do modelo de enfermeiro de referência na prática de cuidados de enfermagem especializados, com repercussões na melhoria da qualidade de cuidados e maior satisfação dos pais. A metodologia qualitativa permitiu uma abordagem com maior profundidade, permitindo obter junto dos pais a informação e a compreensão do seu modo de pensar e das suas experiências.

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Introduction: The reference nurse model is based on a methodology of organization of comprehensive, individualized and continuous care, centered on the child and the family, and has its similarity with the role of family nurses in primary health care. Its theoretical conception resides in family-centered care and in the care partnership model. Goals: To describe the parents' perception of the role of the reference nurse in hospitalization and care for children submitted to liver transplantation. Methods: Qualitative, exploratory-descriptive study of a phenomenological nature, Level I, with deductive approach, through the application of semi-structured interviews to a non- probabilistic sample of 5 parents, and content analysis was performed. Results: Parents recognize the existence of a reference nurse in care during the hospitalization of their child and highlight technical/scientific and relational competencies in the performance of care, highlighting the experience, involvement with the child and family, knowledge about the child, ability to deal with the child, empathy, support and active listening. They reveal positive experiences with the care provided by the reference nurse and the entire team, showing themselves to be satisfied with the follow-up and presence by the reference nurse. Negative experiences are related to the confrontation with the disease and treatment. As proposals for improvement parents suggest greater humanization, optimize the integration of parents into the unit and care, and creation of networks and support groups. Conclusions: We believe that this study can provide contributions to optimize the use of the reference nurse model in specialized nursing care practice, with repercussions on improving the quality of care and greater parental satisfaction. The qualitative methodology allowed a more in-depth approach, allowing parents to obtain information and understanding of their way of thinking and experiences.

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