13 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

HENRIQUES, Carolina; SANTOS, Paulo    FRADE, João. Ser Enfermeiro: Motivações de Jovens Estudantes. []. , 13, e677.   08--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e677.

Introdução: A profissão de enfermagem nos últimos anos tem tido um especial reconhecimento a nível societal. Ser enfermeiro tem-se traduzido de especial relevância para a saúde e bem-estar das populações. Hoje reconhece-se que a profissão de enfermagem é das profissões com mais impacto nas comunidades, como se traduz em ganhos significativos para os diferentes países. Objetivos: Partindo da questão de investigação, quais são as motivações que levam os estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, a quererem ser Enfermeiros? tivemos como objetivo geral conhecer as motivações que levam os estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, a quererem ser Enfermeiros. Métodos: Desenvolvemos um estudo de cariz qualitativo, a 109 estudantes do 1º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Para análise dos dados recorremos aos pressupostos conceptuais de Laurence Bardin. Resultados: Os principais achados deste estudo mostram-nos que os jovens estudantes que optam pelo curso de enfermagem anseiam pela possibilidade de poderem cuidar dos outros, revelam uma preocupação com o bem-estar dos outros, satisfação em ajudar, compreender e relacionar-se com o outro, associando ainda um elevado sentido de missão. Conclusões: Salienta-se através deste estudo, que os jovens que anseiam vir a Ser Enfermeiros, regem- se por valores éticos e morais marcados pelo altruísmo.

: Estudantes; Enfermagem; Motivação; Cuidar; Investigação Qualitativa..

        · |     ·     · ( pdf )