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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

COSTA, Adelita Cabrera    OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de. Uso da técnica de diário para investigar autocuidado na adolescência durante a pandemia da COVID-19. []. , 13, e681.   08--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e681.

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Introdução: O impacto psicológico da vivência da pandemia de COVID-19 na população em geral ainda não está totalmente evidenciado. O mesmo ocorre quando se analisa a questão em públicos específicos, como os adolescentes. Objetivo: Esse estudo objetivou identificar comportamentos de autocuidado e sentimentos de adolescentes brasileiros durante um dos momentos da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo que contou com a participação de nove adolescentes de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio da técnica do diário. Diários elaborados pelos pesquisadores foram preenchidos individualmente pelos adolescentes durante 30 dias. Os dados foram tratados de forma descritiva e segundo os pressupostos da análise temática. Resultados: Dois temas foram construídos na análise dos dados: 1) Compreensão do autocuidado e saúde mental; 2) Vivências de autocuidado. Verificou-se que os participantes possuíam boa compreensão de saúde mental e da necessidade de adoção de comportamentos de autocuidado durante a pandemia da COVID-19. Os registros em diário revelaram práticas de atividades físicas, alimentação equilibrada e saudável, bem como busca por apoio especializado ou de amigos. Sentimentos e aspectos negativos, mas também positivos, foram referidos pelos participantes como relacionados ao momento pandêmico. A partir dos registros, verificou-se que medidas de controle do estresse, hábitos alimentares, comunicação virtual e momentos de reflexão foram medidas de cuidado para controlar os sentimentos ou vivências negativas durante o período de coleta de dados. Conclusões: Os resultados obtidos revelam que a metodologia utilizada - técnica do diário - permitiu o registro da rotina dos participantes e, ao mesmo tempo, reflexões sobre o momento vivido. Esses aspectos são importantes na medida em que a pandemia ainda não havia sido superada no momento da coleta de dados e poucos estudos verificavam os comportamentos e os sentimentos dos adolescentes.

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Introduction: The psychological impact of experiencing the pandemic of COVID- 19 on the general population is not yet fully evidenced. The same occurs when analyzing the issue in specific audiences, such as adolescents. Goals: This study aimed to identify self-care behaviors and feelings of Brazilian adolescents during one of the moments of the COVID-19 pandemic. Methods: This is a qualitative study with the participation of nine adolescents from a public school. The data were collected using the diary technique. Diaries prepared by the researchers were filled out individually by the adolescents for 30 days. The data were treated descriptively and according to the assumptions of thematic analysis. Results: Two themes were constructed in the data analysis: 1) Understanding of self-care and mental health; 2) Experiences of self-care. Participants were found to have a good understanding of mental health and the need to adopt self-care behaviors during the COVID-19 pandemic. Journal entries revealed practices of physical activity, balanced and healthy eating, as well as seeking specialized support or from friends. Negative, but also positive feelings and aspects were mentioned by the participants as related to the pandemic moment. From the records, it was verified that stress control measures, eating habits, virtual communication and moments of reflection were care measures to control the negative feelings or experiences during the data collection period. Conclusions: The results obtained reveal that the methodology used - journaling technique - allowed the participants to record their routine and, at the same time, reflect on the moment they were experiencing. These aspects are important in that the pandemic had not yet been overcome at the time of data collection and few studies had verified the behaviors and feelings of adolescents.

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