13Desafios e potencialidades na implementação do cuidado oncológico em rede: A voz dos trabalhadores da Atenção Básica à Saúde 
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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

SANTOS, Fernanda Cajuhy dos et al. Estímulo Cognitivo aos Idosos em Terapia Intensiva como um Cuidado de Enfermagem. []. , 13, e690.   08--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e690.

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Introdução: O ambiente crítico e a rotina na unidade de terapia intensiva possuem fatores que podem prejudicar a manutenção da cognição da pessoa idosa. Com isso, as intervenções voltadas ao estímulo cognitivo nessas unidades tornam-se prioritárias e a equipe de enfermagem ganha destaque na sua execução, por ser a categoria que mais participa do cuidado à pessoa idosa. Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem voltados ao estímulo cognitivo de pessoas idosas em terapia intensiva. Método: Estudo qualitativo realizado em duas unidades de terapia intensiva de um hospital de Salvador-Bahia-Brasil, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. A coleta ocorreu em duas fases: prontuários de idosos internados em uma das unidades, grupo focal com a equipe de enfermagem de ambas as unidades. Utilizou-se análise de Bardin. Resultados: Foram apreendidas seis categorias: 1) cuidados de enfermagem relacionados à contenção mecânica por agitação e risco de queda; 2) cuidados de enfermagem relacionados à família; 3) cuidados de enfermagem para o autocuidado; 4) cuidados de enfermagem para comunicação e orientação quanto ao tempo e espaço; 5) cuidados de enfermagem para o sono e repouso e 6 ) cuidados de enfermagem no manejo da dor. Conclusão: A equipe de enfermagem realiza ações para estímulo à cognição, porém de forma pontual, a partir de motivações espontâneas e individuais, pouco registradas em prontuário. É importante desenvolver estratégias educativas e elaborar protocolos para aperfeiçoar a prática assistencial nas Unidades de Terapia Intensiva relacionadas ao estímulo cognitivo de pessoas idosas.

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Introduction: The critical environment and the routine within these units are comprised of factors that can impair the maintenance of cognition. Accordingly, interventions guided towards cognitive stimulation in the Intensive Care Units become a priority and the nursing team stands out in the execution of these interventions, once it is the category that has the greatest participation in the care of the elderly patient. Objective: To identify nursing care aimed at cognitive stimulation of elderly people in intensive care. Method: Qualitative study carried out in two intensive care units of a hospital in Salvador- Bahia-Brazil, between December 2019 an February 2020. The collection took place in two phases: medical records of elderly people hospitalized in one of the units, focus group with the nursing team of both units. Bardin analysis was used. Results: Six categories were identified, 1) nursing care related to mechanical restraint due to agitation and risk of falling; family related nursing care; 3) nursing care for self-care; 4) nursing care for communication and orientation regarding time and space; 5) nursing care for sleep and rest; and 6) nursing care in pain management. Conclusion: The nursing team performs actions to stimulate cognition, but in a punctual way, from spontaneous and individual motivations, little recorded in medical records. It is important to develop educational strategies and develop protocols to improve care practice in Intensive Care Units related to the cognitive stimulation of the elderly.

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