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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

BRAGA, Jorgianna Letícia Ribeiro et al. Percepção de acadêmicas do curso de estética e cosmética sobre a gordofobia. []. , 13, e706.   08--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e706.

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Objetivo: Analisar a percepção de acadêmicas do curso de Estética e Cosmética sobre a gordofobia. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma Universidade particular do município de Fortaleza/CE com cinco acadêmicas do curso de Estética e Cosmética. A coleta foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e individual, e após transcrição e análise das falas de acordo com Minayo, emergiram as seguintes temáticas: Definição de gordofobia; Inserção no espaço acadêmico do curso; Situações gordofóbicas sofridas no ambiente acadêmico, e Conscientização no combate a gordofobia. Resultados: A análise das falas despertou para a definição de gordofobia como preconceito e o julgamento das pessoas em relação ao corpo “gordo”, principalmente as alunas com formação em Estética e Cosmética por serem “modelos” para seus clientes, ressaltando essa característica física desde o período de formação acadêmica até a inserção no mercado de trabalho. Considerações Finais: As acadêmicas do Curso de Estética e Cosmética participantes da pesquisa vivenciaram e/ou presenciaram algumas formas de gordofobia, resultando na importância da conscientização dos futuros profissionais da estética e de seus clientes sobre a gordofobia pois, muitas vezes, as acadêmicas se sentem pressionadas a adequação aos padrões impostos para se apresentarem como “modelo” para seus clientes.

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Objective: Analyze the perception of academics of the Aesthetics and Cosmetics course about fatphobia. Methodology: This is a qualitative study carried out at a private university in the city of Fortaleza/CE with five academics from the Aesthetics and Cosmetics course. The collection was carried out through a semi-structured and individual interview, and after transcription and analysis of the speeches according to Minayo, the following themes emerged: Definition of fatphobia; Insertion in the academic space of the course; Fatphobic situations suffered in the academic environment, and Awareness in the fight against fatphobia. Results: The analysis of the speeches led to the definition of fatphobia as prejudice and the judgment of people in relation to the "fat" body, especially students with a background in Aesthetics and Cosmetics for being "models" for their clients, emphasizing this physical characteristic since the period of academic formation until the insertion in the job market. Final Considerations: The academics of the Aesthetics and Cosmetics Course participating in the research experienced and/or witnessed some forms of fatphobia, resulting in the importance of raising awareness of future aesthetic professionals and their clients about fatphobia because, often, academics feel pressure to adapt to the imposed standards to present themselves as a “model” for their clients.

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