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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

MONTEZANO, Lana. O uso da triangulação de dados para definição do modelo de competências profissionais para inovação no setor público Brasileiro. []. , 14, e591.   01--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e591.

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Introdução. Para que o setor público seja inovador é necessário que tenha profissionais com competências para inovar e gerar melhorias na prestação dos serviços públicos. Sendo assim é preciso definir e desenvolver tais competências nos servidores públicos com uso de técnicas de pesquisa que gerem resultados de qualidade e consistentes. Objetivo. Definir as competências necessárias aos profissionais que atuam com inovação no setor público brasiliero, a partir da triangulação de dados como forma de gerar uma lista mais completa e consistente a partir de diferentes fontes de informações. Métodos. Foi realizada pesquisa descritiva, transversal com abordagem mista, sendo a qualitativa com análise de sete documentos, realização de 27 entrevistas e três grupos focais com 14 participantes no total, e a abordagem quantitativa com aplicação de questionário eletrônico com 674 participantes para definir e validar as competências necessárias com a triangulação de dados. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática e estatística descritiva e multivariada. Resultados. Foram definidas 32 competências para inovar, sendo todas identificadas nas entrevistas, 25 nos grupos focais e 20 na pesquisa documental. Todas as competências tiveram médias superiores a 7, indicando a percepção de que são necessárias para inovar no setor público, além de terem cargas fatoriais superiores a 0,80 indicando a excelente qualidade dos itens e consistência interna de 0,990, corroborando com a qualdiade dos dados gerados pela pesquisa qualitativa. Conclusões. O uso da triangulação permitiu uma lista mais completa e maior qualidade na definição das competências para inovação, considerando as vantagens das diferentes técnicas de coleta utilizadas, contribuindo para maior validade dos resultados.

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Introduction. For the public sector to be innovative, it is necessary to have professionals with the skills to innovate and generate improvements in the provision of public services. Therefore, it is necessary to define and develop such competences in public servants using research techniques that generate quality and consistent results. Goals. Define the competences necessary for professionals working with innovation in the Brazilian public sector, based on data triangulation as a way to generate a more complete and consistent list from different sources of information. Methods. A descriptive, cross-sectional research with a mixed approach was carried out, the qualitative one with analysis of seven documents, 27 interviews and three focus groups with 14 participants in total, and the qualitative approach with the application of an electronic questionnaire with 674 participants to define and validate the necessary skills with triangulation of data. Data were subjected to thematic content analysis and descriptive and multivariate statistics. Results. 32 competencies to innovate were defined, all of which were identified in interviews, 25 in focus groups and 20 in documental research. All competencies had averages greater than 7, indicating the perception that they are necessary to innovate in the public sector, in addition to having factor loadings greater than 0.80, indicating the excellent quality of the items and internal consistency of 0.990, corroborating the quality of the data. generated by qualitative research. Conclusions. The use of triangulation allowed a more complete list and higher quality in the definition of competences for innovation, considering the advantages of the different collection techniques used, contributing to a greater validity of the results.

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