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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

PIRROLAS,, Olga Alexandra Chinita    CORREIA,, Pedro Miguel Alves Ribeiro. Uma abordagem qualitativa sobre as principais causas de churning de recursos humanos. []. , 14, e720.   01--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e720-0.

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Introdução: Apesar da pertinência da operacionalização do conceito de churning de recursos humanos, este ainda é um tema pouco desenvolvido, com pouca literatura e estudos empíricos. É neste sentido que surge o interesse pelo estudo desta temática, permitindo contribuir para o desenvolvimento de um tema de grande complexidade, assim como contribuir quer para o aumento da literatura, quer para o aumento de estudos empíricos. Objetivos/ Métodos: Este artigo tem como objetivo analisar, através de uma abordagem qualitativa, quais as principais causas de churning de recursos humanos. O estudo segue uma abordagem qualitativa com recurso à análise da literatura internacional e à realização de 20 entrevistas semiestruturadas como instrumentos de recolha de dados. Como forma de tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo que permitiu selecionar as principais variáveis em estudo. Resultados: Através dos dados obtidos foi possível definir como principais causas de churning: o baixo salário; a falta de progressão na carreira; a falta de desenvolvimento individual; os horários rígidos; a fraca liderança; a concorrência; a localidade; o mau ambiente de trabalho; a fraca cultura organizacional; a falta de promoção; a falta de reconhecimento; a falta de disponibilidade; a dificuldade na conciliação trabalho-família e a falta de motivação. Conclusões: Como forma de minimizar a ocorrência de churning, propõe-se a implementação de medidas estratégicas por parte das organizações de forma a ir de encontro com as necessidades e as expetativas dos seus trabalhadores, com o intuito de que estes se sintam satisfeitos e motivados na organização e com o seu trabalho, afastando a decisão de sair da organização.

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Introduction: Despite the relevance of the operationalization of the concept of human resource churning, this is still an underdeveloped theme, with little literature and empirical studies. It is in this sense that arises the interest in studying this theme, allowing to contribute to the development of a subject of great complexity, as well as to contribute to both the increase of literature and empirical studies. Goals/ Methods: This article aims to analyze through a qualitative approach, what are the main causes of human resource churning. The study follows a qualitative approach using the analysis of international literature and 20 semi-structured interviews as instruments of data collection. As a form of data treatment, content analysis was used to select the main variables under study. Results: Through the data obtained it was possible to define as main causes of churning: low salary; lack of career progression; lack of individual development; rigid schedules; weak leadership; competition; locality; bad work environment; weak organizational culture; lack of promotion; lack of recognition; lack of availability; difficulty in work-family conciliation and lack of motivation. Conclusions: As a way to minimize the occurrence of churning, it is proposed that organizations implement strategic measures in order to meet the needs and expectations of their workers so that they feel satisfied and motivated in the organization and with their work, preventing the decision to leave the organization.

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