17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

ROSEGHINI, Renata; LISBOA, Milena Silva    DALTRO, Monica Ramos. O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. []. , 17, e824.   01--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824.

^a

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) trazem uma proposta de cuidado centrada no sujeito que valoriza os saberes tradicionais e os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde, e vêm se expandindo após a publicação da Política Nacional de PICS (PNPIC) e pela definição das estratégias da OMS para as Medicinas Tradicionais e Complementares (MTCI). Tais ações políticas podem repercutir na formação em saúde e implicar em um posicionamento de resistência e discussão epistemológica nas IES por parte dos docentes e formadores. Objetivos: Conhecer o entendimento de coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde sobre a inserção das PICS na formação em saúde e a sua interface com as políticas públicas. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, elaborado a partir de um questionário eletrônico estruturado (REDCap), aplicado a coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde da Bahia. Resultados/Discussão: Os professores e coordenadores identificam as PICS como práticas promotoras do cuidado ampliado, integral, complementar e alternativo, as reconhecem como racionalidades em saúde distintas do modelo biomédico e estimulam a inserção destas na formação discente, com a finalidade de sensibilizá-los para outras possibilidades de cuidado e autocuidado, atuação profissional e conhecimento das políticas públicas em PICS. Considerações Finais: Este trabalho analisa a complexidade envolvida nos processos de formação em saúde e discute a necessidade de fortalecimento das ações de formação em PICS no campo das políticas públicas, do SUS e como respostas às demandas de cuidado da sociedade contemporânea, especialmente fragilizada pela vivência recente de uma pandemia.

^lpt^a

Introduction: Integrative and Complementary Health Practices (PICS) bring a subject-centered care proposal that values traditional knowledge and natural mechanisms for health maintenance and recovery and has been expanding in recent decades, following the publication of the National Policy of Integrative and Complementary Practices (PNPIC) and the definition of WHO strategies for Traditional and Complementary Medicines (MTCI). Such political actions can have repercussions on health education and imply a position of resistance and epistemological discussion within the universities by teachers and trainers. Objectives: Know the understanding of coordinators and teachers of undergraduate health courses in the State of Bahia about the insertion of PICS in health education and their interface with public policies. Methodology: Exploratory-descriptive study, constructed from a structured electronic questionnaire, developed at REDCap, applied to coordinators and professors of undergraduate health courses in the state of Bahia. Results/Discussion: Teachers and course coordinators identify PICS as practices that promoting expanded, integrative, complementary, and alternative care, recognizing them as health rationalities distinct from the biomedical model. Final Considerations: This paper analyzes the complexity involved in health education processes and discusses the need to strengthen training actions in PICS in the field of public policies according to the principles of the Public Heath, but also as responses to the care demands of contemporary society, especially weakened by the recent experience of a pandemic.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )