17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

LEAL, Laura Andrian et al. Desafios e estratégias de aprendizagem sobre competências gerenciais na ótica dos docentes de enfermagem. []. , 17, e850.   01--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e850.

Introdução: Na sociedade moderna, tem-se cada vez mais, a necessidade de formar enfermeiros competentes e propiciar ferramentas para a edificação de competências gerenciais. Portanto, faz-se relevante uma atuação docente que abarque aspectos profícuos de desenvolvimento dessas competências, bem como instituições de ensino que possibilitem ensejos que também as priorizem. Objetivos: Identificar os principais desafios para os estudantes de enfermagem desenvolverem competências gerenciais e as estratégias de aprendizagem segundo a ótica dos docentes de enfermagem. Métodos: Estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 12 docentes vinculados a uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira. Os dados foram coletados em 2020 por meio da técnica de grupo focal e analisados de acordo com a análise temática indutiva. Evidencia-se que o estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente. Resultados: Os resultados mostraram que as competências mais desafiadoras são: comunicação, tomada de decisão, liderança, relacionamento interpessoal e negociação de conflitos; tais competências foram justificáveis em virtuda da imaturidade e inexperiência do aluno. Além disso, também foram ressaltados desafios relacionados ao trabalho do docente, sobretudo quanto à limitação de tempo e sobrecarga. Quanto às estratégias, os docentes evidenciaram: estimulação da iniciativa, raciocínio, empoderamento e autorresponsabilidade do aluno, metodologias ativas de ensino, incluindo simulações e prática de estágio. Conclusões: O método qualitativo permitiu verificar com maior aprofundamento a temática em questão, desvelando as percepções dos docentes de enfermagem. Faz-se necessário que instituições de ensino se atentem para esses fatores com vistas a mitigar as lacunas por meio de estratégias inovadoras e experiências exitosas no ensino de competências gerenciais.

: Competência Profissional;; Educação Baseada em Competências;; Estudantes de Enfermagem;; Docentes de Enfermagem;; Universidades.

        · |     ·     · ( pdf )