17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

BUENO, Maria Angélica de Moura; CASTANHARO, Regina Célia Titotto    RIBEIRO JUNIOR, Paulo Justiniano. Oficinas in On-line: Intervenção Grupal como Potencialização de Atividades Criativas de Inclusão no Contexto Universitário. []. , 17, e890.   01--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e890.

^a

Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 as Universidades foram obrigados a cancelar as atividades presenciais e implementarem atividades EaD em modalidades síncronas e assíncronas. Este artigo objetiva relatar experiência Oficinas on-line com estudantes recéns ingressos nos cursos de graduação no ensino superior público. Assim, a preocupação é promover Acolhimento aos estudantes ingressantes nas universidades, período crítico de adaptação. A metodologia qualitativa constou em 2022 de realização de 21 Oficinas no modo on-line na universidade. Obteve-se 78 participações nas Oficinas on-line após sistematização de envio de convites pelo aplicativo Teams e processo de construção de categorias pelo diário de campo e Análise de Conteúdo de Bardin. Denotou-se a importância da conexão psicossocial no momento do ingresso universitário e a preparação técnica docente essencial para alcance efetivo das modalidades virtuais. Espera-se realizar uma ampla discussão comunitária de aspectos favorecedores à formação no ensino superior público tanto na capacitação docente quanto nas ferramentas de EaD e atividades grupais sobre o impacto e o protagonismo estudantil na garantia de permanência derivada.

^lpt^a

Due to the Covid-19 pandemic, since 2020 Universities have been forced to cancel face-to-face activities and implement EaD activities in synchronous and asynchronous modalities. This article aims to report on the experience of online workshops with newly enrolled students in public higher education courses. Thus, the concern is to promote welcoming to students entering universities, a critical period of adaptation. The qualitative methodology consisted in 2022 of carrying out 21 Workshops in online mode at university. There were 78 participations in the Online Workshops after systematizing the sending of invitations through the Teams application and the process of building categories through the field diary and Bardin's Content Analysis. The importance of the psychosocial connection at the moment of entering the university and the essential technical preparation of teachers for the effective reach of virtual modalities was noted. It is expected to carry out a broad community discussion of aspects that favor training in public higher education, both in teacher training and in EaD tools and group activities on the impact and student protagonism in guaranteeing derived permanence.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )