17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

DUTRA, Alexandre; SOUZA, Francislê Neri de    MOREIRA, António. Livro Didático e Tecnologias Digitais na Prática dos Professores de Matemática. []. , 17, e915.   01--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e915.

^a

O livro didático (LD) ainda é a mais utilizada ferramenta de ensino no Brasil, mas seu uso está ligado a metodologias tradicionais. No entanto, a eficácia do livro didático é questionada diante das novas tecnologias digitais (TD) que possibilitam o acesso à informação em qualquer lugar e hora, e em diferentes formatos multimídias. Todo este contexto constitui-se um enorme desafio para os professores de matemática. Assim o objetivo deste artigo é avaliar possibilidades para a associação do LD às TD como ferramentas para um ensino ativo em Matemática, tendo como cenário uma rede de escolas privadas no Brasil. As questões de investigação são: Qual é papel que os professores de Matemática atribuem ao LD e às TD e como usam essas ferramentas em suas práticas? Este trabalho constituísse num estudo de caso com professores que usaram estratégias de ensino ativo em Matemática com o uso do LD associado às TD. Tem por base questionários e entrevistas a professores de diferentes partes do Brasil. A análise das entrevistas aponta para uma disposição positiva no uso de TD no contexto educacional, mesmo diante de limitações por parte do professor, da escola ou outras adversidades. A análise mostra também que o planejamento das aulas é baseado na experiência do professor e sequência apresentada no LD que é, geralmente, estático, com poucas alterações sistêmicas ao longo do processo. Assim, a análise trouxe evidências de que as práticas de ensino dos professores possuem características de ensino passivo com “leves pitadas” de estratégias com potencial para um ensino ativo.

^lpt^a

The textbook (TB) is still the most used teaching tool in Brazil, but its use is linked to traditional methodologies. However, the effectiveness of the textbook is questioned in the face of new digital technologies (DT) that allow access to information anywhere and at any time, and in different multimedia formats. This whole context constitutes a huge challenge for mathematics teachers. Thus, the objective of this article is to evaluate possibilities for associating TB with DT as tools for active teaching in Mathematics, having as a scenario a network of private schools in Brazil. The research questions are: What is the role that Mathematics teachers attribute to textbooks and DTs and how do they use these tools in their practices? This work constituted a case study with teachers who used active teaching strategies in Mathematics with the use of textbooks associated with DTs. It is based on questionnaires and interviews with teachers from different parts of Brazil. The analysis of the interview’s points to a positive disposition in the use of DT in the educational context, even in the face of limitations on the part of the teacher, the school or other adversities. The analysis also shows that lesson planning is based on the teacher's experience and the sequence presented in the textbook is generally static, with few systemic changes throughout the process. Thus, the analysis brought evidence that the teachers' teaching practices have characteristics of passive teaching with "light hints" of strategies with potential for active teaching.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )