17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

NASCIMENTO, Marcelo do et al. Avaliação Qualitativa dos Níveis Cognitivos Alcançados por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Analisados pelo Software Pnota. []. , 17, e846.   01--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e846.

^a

O presente trabalho tratou de determinados princípios da Termoquímica a partir da Aprendizagem Significativa, com abordagem teórica-metodológica da Atividade Experimental Problematizada (AEP) no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). A pesquisa foi do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, utilizando o instrumento de avaliação dos conhecimentos analisados pelo Software Pnota de determinados princípios de Termoquímica sobre AprendizagemSignificativa nos estudantes de uma turma de 2ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MédioHunneyEverestPiovesan, no município de Cariacica-ES. O tratamento qualitativo dos dados da pesquisa foi realizado por meio do Software pNota e os resultados apresentados demonstraram que os estudantes em questão desenvolveram habilidades cognitivas na aquisição de conhecimento de certos princípios da Termoquímica em termos de lembrar, entender, aplicar, analisar e avaliar, dentre outros, evidenciando com maior alcance uma aprendizagem significativa crítica, chegando até o nível da dimensão do processo cognitivo Criar da TBR.Esse software foi gerado por meio do uso da Inteligência Artificial para fins de avaliação qualitativa complementar.

^lpt^a

The present work dealt with certain principles of Thermochemistry based on Meaningful Learning, with a theoretical-methodological approach of the Problematized Experimental Activity (PEA) in the development of cognitive abilities, from the perspective of Revised Bloom's Taxonomy (RBT).The research was of the intervention-research type, with a qualitative approach, using the knowledge assessment instrument analyzed by the Pnota Software of certain principles of Thermochemistry on Meaningful Learning in students of a 2nd grade class atthe state public high school‘Hunney Everest Piovesan’ in Cariacica city, state of Espírito Santo. The qualitative treatment of the research data was carried out using the Pnota Software and the results presented demonstrated that the students in question developed cognitive skills in the acquisition of knowledge of certain principles of Thermochemistry in terms of remembering, understanding, applying, analyzing and evaluating, among others, demonstrating a more significant critical learning, reaching the level of the dimension of the Create cognitive process in RBT.This software was generated through the use of artificial intelligence for the purpose of complementary qualitative evaluation.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )