17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

AUSTRILINO, Lenilda; VILELA, Rosana Quintella Brandão; RIBEIRO, Carmen Eurydice C. G.    MEDEIROS, Mércia Lamenha. Planejamento Didático: Promovendo Experiência Exitosa na Pós-Graduação. []. , 17, e827.   01--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827.

^a

Uma educação voltada para a reflexão, para o trabalho em grupo e a aprendizagem significativa, utiliza metodologias ativas visando valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Integrantes do conjunto de metodologias ativas, as atividades decorrentes deram origem a construção de narrativas e portfolio que são estratégias de ensino voltadas à promoção de aprendizagem significativa e suas utilizações perpassam por todos os níveis de ensino. Essa estratégia de ensino pode gerar registros importantes para avaliação da aprendizagem. Objetivos: descrever a prática pedagógica desenvolvida na disciplina Currículo e Ensino na Saúde na perspectiva discente sobre o uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Métodos: análise documental dos registros feitos pelos discentes do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde, que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde, sobre a prática pedagógica desenvolvida na referida disciplina. Resultados: análise documental dos registros feitos pelos discentes que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde revelaram que houve inovação e reflexão sobre suas práticas profissionais. A análise das percepções discentes mostrou que a utilização de metodologias ativas possibilitou a construção do conhecimento e tornou o aprendizado mais significativo. Foi possível aferir nas narrativas sobre o uso dessas metodologias, que o trabalho de elaboração dos registros das atividades, ora de forma individual, ora de forma coletiva, contribuíram para um olhar ampliado sobre planejamento curricular, PPC, prática docente, protagonismo discente e gerando inovação na disciplina. Conclusão. O planejamento na disciplina favoreceu a metodologia de ensino, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, especialmente, aos que atuavam na docência, estimulou maior participação e engajamento na disciplina e favoreceu à aprendizagem discente.

^lpt^a

An education geared towards reflection, group work and meaningful learning, uses active methodologies aimed at valuing the development of cognitive and social skills. Integrating the set of active methodologies, the resulting activities gave rise to the construction of narratives and portfolio that are teaching strategies aimed at promoting meaningful learning and their uses permeate all levels of education. This teaching strategy can generate important records for learning evaluation. Objectives: describe the pedagogical practice developed in the discipline Curriculum and teaching in health from the student's perspective on the use of active teaching and learning strategies. Methods: documental analysis of records made by students of the Postgraduate Professional Master's Program in Health Education, who attended the Curriculum and Health Teaching course, on the pedagogical practice developed in that course. Results: document analysis of the records made by the students who attended the Curriculum and Teaching in Health discipline revealed that there was innovation and reflection on their professional practices. The analysis of students' perceptions showed that the use of active methodologies enabled the construction of knowledge and made learning more meaningful. It was possible to verify in the narratives about the use of these methodologies, that the work of elaborating the records of activities, sometimes individually, sometimes collectively, contributed to an expanded look at curriculum planning, CPP, teaching practice, student protagonist, generating innovation in discipline. Conclusion: planning in the discipline favored the teaching methodology, can contribute to meaningful learning and favor the formation of more critical and reflective professionals, especially those who work in teaching, stimulated greater participation and engagement in the discipline and favored student learning.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )