18 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CARVALHO, Elisabete Mesquita Peres de et al. Acolhimento à Demanda Espontânea: Percepção dos Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. []. , 18, e852.   30--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.1023.e852.

Introdução: O acolhimento é uma prática presente nas relações de cuidado, entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, sendo um mecanismo de ampliação e facilitação do acesso. Objetivos: Compreender, na percepção dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde, como ocorre o processo de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde da Região Norte do Distrito Federal. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de cunho qualitativo, realizado com 33 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu no período de 10 de outubro a 30 de novembro de 2022. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: Foi possível encontrar dois núcleos de sentido que foram divididos em duas categorias: 1- processo de trabalho do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea; e 2-necessidades de aprendizagem na percepção do enfermeiro. Conclusões: Verificou-se a necessidade de ampla divulgação dos documentos norteadores com as atividades a serem desenvolvidas pelo enfermeiro do acolhimento, com clareza dos fluxos e dos papéis de cada profissional, além de ampla capacitação de todos os profissionais, definição de matriz de alinhamento da equipe ou equipes ESF em cada UBS com o enfermeiro do acolhimento, a fim de que sejam estabelecidas a organização e a condução do processo de acolhimento com base nas necessidades do território e na organização interna da equipe.

: Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Acolhimento; Papel do profissional de Enfermagem; Humanização da Assistência; Educação em Saúde.

        · |     ·     · ( pdf )