SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue183Determinants of mortality and longevity: Portugal in a European perspective (EU15, 1991-2001) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

LAGES, Mário F.. Os comportamentos de risco dos jovens portugueses e a sua mortalidade . Anál. Social [online]. 2007, n.183, pp.395-418. ISSN 0003-2573.

Este estudo sobre a mortalidade em Portugal nos últimos quarenta anos do século XX tenta estabelecer as diferenças entre homens e mulheres perante a morte e identificar os comportamentos que explicam a sobremortalidade dos primeiros, a qual tem vindo a acentuar-se cada vez mais e ao longo de maior número de anos de idade, afastando os jovens do sexo masculino, a partir dos 16 anos, do modelo que descreve a «força» da mortalidade das outras idades. Debate-se a possível influência do consumo de drogas e estabelece-se a correlação entre acidentes de viação e mortalidade. Conclui-se que este factor explica, só por si, uma parte importante das diferenças das taxas de mortalidade em termos de género.

Keywords : mortalidade portuguesa; mortalidade diferencial; força de mortalidade; modelos de mortalidade; comportamentos de risco.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License