SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue239The portuguese court and the campaign for the publication for the Clavis Prophetarum of priest António Vieira (XVII-XVIII th centuries).Family life and information and communication technologies in a globalized world author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

ALMEIDA, Giovana Goretti F. de  and  REZENDE, Denis Alcides. Marca territorial e cidade digital estratégica: o caso do Porto, Portugal. Anál. Social [online]. 2021, n.239, pp.284-306.  Epub June 30, 2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021239.04.

As visões do mundo dos atores sociais são viabilizadas por meio de instrumentos que permitem fluidez discursiva. O objetivo é analisar a utilização da marca territorial e dos subprojetos (componentes) de cidade digital estratégica como recursos estratégicos urbanos contemporâneos. A metodologia da pesquisa enfatiza um estudo de caso realizado no Porto, Portugal, por meio de um protocolo de pesquisa que investiga 15 variáveis. Os resultados alcançados revelam a presença da variável de pesquisa estratégia na marca territorial e nos subprojetos de cidade digital estratégica. A conclusão reitera que ambos os constructos podem ser tomados como instrumentos urbanos contemporâneos, expondo interesses e articulações dos atores sociais em múltiplas escalas e dimensões.

Keywords : branding; marca territorial; territorialidade; cidade digital estratégica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )