Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia
Print version ISSN 0430-5027
Abstract
TULUMELLO, Simone and PICONE, Marco. Centros comerciais e tendências neoliberais nas cidades da Europa do sul: desafios pós-metropolitanos para o planeamento urbano. Finisterra [online]. 2016, n.101, pp.111-132. ISSN 0430-5027. https://doi.org/10.18055/Finis7071.
Embora os centros comerciais tenham sido estudados a fundo nos estudos críticos urbanos, poucas análises existem sobre o seu papel na restruturação da prática do ordenamento do território e do planeamento urbano. Este artigo utiliza os centros comerciais como objeto de estudo, com o objetivo de explorar os desafios para a governança urbana e o planeamento urbano em tempos de tendências neoliberais e pós-metropolitização na europa do sul, questionando, ao mesmo tempo, o papel da atual crise económica. Com o objetivo de melhor compreender as versões locais do sucesso dos centros comerciais em Lisboa (Portugal) e Palermo (Itália do sul), utilizamos um quadro teórico composto por três componentes: ‘lost-in-time scenario' (padrões temporais de desenvolvimento económico), ‘messianic mall model' (questões socioculturais) e ‘(im)mature planning explanation' (culturas de ordenamento). De acordo com as evidências, realçamos o conflito entre o cariz multi-escalar dos centros comerciais e a dominância da escala municipal nos sistemas de ordenamento territorial; e o perigo que o êxito dos centros comerciais (pelo menos na europa do sul) possa replicar padrões de desenvolvimento desigual e, de consequência, reproduzir as pre-condições da crise sem contribuir à recuperação.
Keywords : Estudos críticos urbanos; estudos comparativos em ordenamento do território; culturas de ordenamento; crise da europa do sul; centros comerciais.