SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Different competencies in the conversion process from natural to algebraic languageThe knowledge base and the identity of mentors participating in the Online Mentor Education Program from UFSCar-Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

MELO-PFEIFER, Sílvia  and  ARAUJO E SA, Maria Helena. A dimensão afetiva na interação plurilingue: Dinâmicas de negociação de imagens e estereótipos na interação romanófona em chat. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.111-131. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.11864.

Tendo em conta a relevância da Internet ao nível do contacto intercultural e plurilingue, e definindo-se os espaços de comunicação como lugares de emergência e de negociação de imagens acerca do Outro, analisaremos um corpus constituído por interações plurilingues romanófonas em chat, com vista ao estudo da dinâmica das imagens e estereótipos nessa situação de comunicação. Tentaremos desocultar e analisar barreiras à comunicação intercultural, algumas utopias acerca dela (em particular, o recurso a uma língua franca como solução para os problemas comunicativos) e ainda facilidades propulsoras da interação, como a relação afetiva com as línguas, os locutores e a situação de comunicação. A discussão dos dados permitirá evidenciar como as imagens e os estereótipos cruzados de uns locutores em relação aos outros, às suas línguas e culturas emergem na interação, como estimulam e alimentam a conversação e como desencadeiam momentos "felizes" de comunicação plurilingue.

Keywords : Comunicação eletrónica; Intercompreensão; Imagens; Estereótipos.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License