SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Contribution of musical training in the academic and cognitive performance of children and adolescents: A systematic reviewAddiction to the Internet and Personality Characteristics: A Study with Portuguese University Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

DE OLIVEIRA DA SILVA, Poliana  and  PEREIRA SOUTO, Daise Lago. Manifestações discursivas de contradições internas na produção de cartoons matemáticos digitais. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.136-158.  Epub Dec 31, 2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19379.

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado na qual discutimos manifestações discursivas de contradições internas que emergiram durante o trabalho de futuros professores com a produção de cartoons matemáticos usando tecnologias digitais. Fundamentamos a pesquisa em conceitos da Teoria da Atividade que favorecem a análise de tais manifestações. Os dados foram produzidos com licenciandos em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, na região centro-oeste do Brasil, no contexto do curso “LIC-TOON: Produção de cartoons digitais na formação inicial de Matemática”. A metodologia adotada foi o experimento de ensino, que consistiu em uma série de 10 encontros de experimentação com tecnologias digitais. Os procedimentos e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram questionários, entrevistas e observação participante. Durante este último procedimento, foram utilizados diário de bordo e registros em áudio e vídeo. A análise dos dados seguiu o paradigma qualitativo, com base nos tipos de manifestações discursivas de contradições propostas por Engeström e Sannino (2011). Os resultados indicaram que os principais tipos de manifestações discursivas de contradições internas foram dilema e duplo vínculo. Tais manifestações surgiram quando os alunos escolheram o conteúdo matemático para desenvolver o cartoon e também quando passaram a estudá-lo.

Keywords : Educação matemática; Tecnologias digitais; Formação inicial; Animações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )