SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Impact of emotional dynamics in learning on distance courses in higher education: the role of emotional presence and micro-leadershipThe artistic activity as a regulator of anxiety and aggressiveness processes in children. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

MESQUITA, Silvana. Elementos da didática para a juventude: Entre a dimensão relacional e a construção de sentidos. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.200-225.  Epub Dec 31, 2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.15755.

Este artigo se propõe a refletir sobre uma didática para a juventude a partir das perspectivas dos próprios jovens sobre a escola e a prática docente. O objetivo é identificar elementos da didática que contribuam com o processo de ensinar para jovens. Os dados são resultados de pesquisa em uma escola pública de ensino médio que atende jovens da periferia do Rio de Janeiro, a partir de observações das aulas, aplicação de questionários aos alunos e entrevistas com professores e gestores. O texto articula referenciais de estudos sobre juventude com o campo da didática e da profissão docente. A partir de uma concepção de didática multidimensional, conclui-se que, para os jovens, o professor que "sabe ensinar" tem o poder de motivá-los para aprender e de dar sentidos à própria escola através de uma prática pedagógica diversificada e relacional. O trabalho aponta para a relevância de se investir em uma didática para a juventude associada a três elementos: metodologias interativas, ênfase na dimensão relacional favorecendo interações e reconhecimento do papel motivador do professor como construtor de sentidos.

Keywords : Juventude; Didática; Ensino Médio; Prática Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )