SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Monitoring program as a strategy of permanence and success for visually impaired students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí: An experience reportMultiple perspectives on the bilingual competence of Portuguese-descendant children living in Switzerland: Linguistics in dialogue with didactics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

PADILHA LORDAO, Hanna et al. Relação das habilidades auditivas e linguísticas com a aprendizagem: O olhar do professor. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.84-101.  Epub July 18, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20795.

O objetivo do estudo foi investigar o conhecimento de professores da Rede Municipal de Ensino do Recife sobre a relação das habilidades auditivas e linguísticas com a aprendizagem, sobre a fonoaudiologia educacional e o perfil de formação dos professores dos primeiros anos da escolarização básica do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório quantitativo e qualitativo, realizado com 488 professores que lecionam na rede pública de ensino do município de Recife/PE/Brasil. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário estruturado, aplicado durante encontros mensais de formação continuada para professores. Os resultados revelaram que os professores reconhecem, de um modo geral, a importância da audição e da linguagem para a aprendizagem, embora não se sintam preparados para lidar com isso na escola e, como esperado, não possuem conhecimentos mais específicos sobre o processamento auditivo. Consequentemente, os encaminhamentos para especialistas da saúde são frequentes diante dos problemas de aprendizagem, desconsiderando as habilidades auditivas. Conclui-se que os professores reconhecem a importância do tema abordado; contudo, demonstram não ter domínio sobre a relevância das habilidades auditivas e linguísticas para a aprendizagem e para o desenvolvimento do estudante, bem como conhecimentos sobre o papel do fonoaudiólogo no âmbito escolar.

Keywords : Aprendizagem; Linguagem; Audição; Fonoaudiologia Educacional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )