SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Relation of hearing and linguistic skills to learning: The teacher's lookTeachers’ perceptions of the impact of stuttering on the daily life of their students who stutter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

FLORES, Cristina; GONCALVES, Maria Lurdes; RINKE, Esther  and  TORREGROSSA, Jacopo. Perspetivas múltiplas sobre a competência bilingue de crianças lusodescendentes residentes na Suíça: A investigação linguística em diálogo com a didática. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.102-131.  Epub July 19, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24205.

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo empírico sobre a competência bilingue de 180 crianças lusodescendentes, residentes em três áreas linguísticas da Suíça (alemã, francesa e italiana). Com recurso a um cloze test e a um questionário parental detalhado, os resultados mostram que o desenvolvimento do português, a língua de herança (LH) dos participantes, é moldado pela quantidade e o tipo de contacto com a LH no seio da família. Mostra-se, também, que a proficiência em ambas as línguas está positivamente correlacionada, desconstruindo a conceção subtrativa do bilinguismo migratório. Complementarmente, foram recolhidas as opiniões dos professores do Ensino Português no Estrangeiro (EPE) Suíça, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, através de um questionário e de uma oficina de formação, realçando a necessidade de diálogo triangular entre a investigação científica sobre aquisição da linguagem, a prática didática e a gestão linguística no seio de famílias portuguesas na diáspora.

Keywords : Bilinguismo; Português língua de herança; Língua maioritária; Competência linguística; Perceções dos professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )