SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Teachers’ perceptions of the impact of stuttering on the daily life of their students who stutterDigging holes in the sand: Unlearning to learn, decolonial movements in Mathematics education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

SIMAO HENRIQUES, Andreia; DA SILVA REIS, Helena Isabel  and  GOIS RIBEIRO SILVA, Cláudia Sofia. O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.151-167.  Epub July 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20764.

O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (R Pearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.

Keywords : Processamento sensorial; Desempenho escolar; Crianças..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )