SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1The concept of experience in Dewey and Gadamer and its implications for formationAdaptation to higher education: perspective of students from the Aeronautics Institute of Technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

MORAES, Jéssica Tairâne de  and  FELIPE, Jane. “Eu não gosto dessa história de mentiras!”: Sigilo, anonimato e ética na pesquisa com crianças. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.226-241.  Epub July 21, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20909.

O presente artigo discute alguns aspectos teórico-metodológicos e éticos envolvidos na construção de uma pesquisa realizada com crianças de cinco anos de idade, alunas da rede municipal de Educação Infantil, em uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, situada no estado do Rio Grande do Sul / Brasil. O objetivo central da investigação foi compreender como as crianças percebiam e interpretavam as violências de gênero vividas no âmbito familiar e/ou no seu entorno. A partir das teorizações propostas pela Sociologia da Infância e pelos Estudos de Gênero, foram utilizadas estratégias para promover esse debate com as crianças por meio de rodas de conversa e da leitura literária. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância da participação das crianças no desenvolvimento da investigação e dentro de princípios éticos, envolvendo o respeito às suas visões de mundo e possibilitando o reconhecimento e a identificação de situações de violência e de seus possíveis desdobramentos.

Keywords : Infâncias; Pesquisa com crianças; Ética; Metodologias participativas; Violências de gênero..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )