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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X
Abstract
PEREIRA, Cristina Maria; PIQUER-PIRIZ, Ana María and ZVERINOVA, Jana. Promoção da autonomia e da autorregulação em estudantes do ensino superior - construção de um módulo de ensino aprendizagem no âmbito do projeto “interdisciplinary collaborative approches to learning and teaching. Mill [online]. 2021, n.15, pp.11-21. Epub June 30, 2021. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0215.23262.
Introdução:
Tendo como pano de fundo a participação num projeto ERASMUS + “Interdisciplinary Collaborative Approaches to Learning and Teaching - INCOLLAB”, propomo-nos evidenciar o seu carácter inovador no âmbito da pedagogia no ensino superior, destacando a dimensão de aprendizagem integrada de uma língua estrangeira e de um conteúdo (Content and Language Integrated Learning - CLIL) e a colaboração entre docentes do Ensino Superior na planificação de módulos de aprendizagem e de materiais pedagógicos assentes numa conceção e intervenção colaborativa e interdisciplinar.
Objectivo:
Avaliar a aprendizagem de uma língua estrangeira através da metodologia de projecto.
Métodos:
A metodologia seguida foi a de uma investigação-ação apoiada numa comunidade de aprendizagem e de prática. Esta modalidade permitiu que os docentes das instituições do ensino superior envolvidas no projeto, das áreas da língua estrangeira e de diferentes áreas de conteúdo (Psicologia, Economia, Gestão…), pudessem partilhar saberes, competências e perspetivas pedagógicas, projetando essa experiência na conceção e implementação de módulos de aprendizagem multidisciplinares.
Resultados:
Como exemplo do trabalho desenvolvido, apresentamos o módulo “Autonomy Support -: Through collaboration towards self-regulated learning strategies” que, tendo na sua base o modelo conceptual de Deci e Ryan (1985, 2002), visa constituir-se como um recurso educacional disponível, numa plataforma online, a outros profissionais que podem adaptá-lo ao seu contexto educativo. Tendo sido concebido e aplicado experimentalmente junto de estudantes do 1º ano de licenciatura, no contexto da unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento, pode ser adaptado a qualquer área de formação, mobilizando competências de domínio da língua inglesa de nível B1.
Conclusão:
A opção pela temática do módulo aqui apresentado tem na sua base a conceção de que a autonomia e autorregulação são competências transversais para o sucesso académico no ensino superior e para o futuro desempenho profissional.
Keywords : projeto ERASMUS +; aprendizagem; língua estrangeira; estudantes; ensino superior.