SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

AMER, Mona G. et al. Aprendizagem assistida por pares: percepção e satisfação dos estudantes de licenciatura em medicina. Mill [online]. 2021, n.16, pp.11-22.  Epub Oct 31, 2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0216.2398.

Introdução:

A Aprendizagem Assistida por Pares (AAP) é um método de ensino que desenvolve novos conhecimentos e competências através do apoio ativo à aprendizagem por pares.

Objetivos:

Avaliar o impacto do AAP na educação médica, recolhendo dados quantitativos que exploram a sua eficácia. Avaliar a perceção e a satisfação dos estudantes com AAP.

Métodos:

Foi desenvolvido um inquérito à escala Likert de 5 pontos para estudantes participantes no programa AAP, quer como tutores, quer como alunos. Os dados foram comparados e analisados estatisticamente de acordo com o género, GPA, e ano de estudo. Além disso, o acompanhamento dos tutores e dos alunos foi feito através da comparação das suas notas com as que não foram partilhadas no AAP e com o seu GPA do ano anterior.

Resultados:

A análise estatística dos dados do questionário revelou que os estudantes de medicina consideraram o ensino voluntário por pares semelhante ao ensino docente e têm uma perceção geralmente positiva do AAP. A maioria dos inquiridos relatou ter beneficiado tanto profissionalmente como pessoalmente das atividades de AAP. Recomendaram a expansão do papel do AAP e a incorporação oficial das sessões AAP no currículo. A realização dos estudantes foi significativamente aumentada para aqueles que atuaram como alunos e tutores de pares.

Conclusões:

A utilização do AAP em conjunto com outros métodos de ensino e aprendizagem proporciona um valor adicional ao promover a cooperação e interação social entre estudantes de medicina e prepara-os ainda mais para o seu futuro papel como educadores de ciências médicas. É necessária investigação adicional sobre o impacto do AAP nos resultados académicos, tanto a curto como a longo prazo, em programas médicos.

Keywords : aprendizagem assistida por pares; educação médica; desenvolvimento profissional; ensino de estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )