Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista de Enfermagem Referência
Print version ISSN 0874-0283
Rev. Enf. Ref. serIII no.2 Coimbra Dec. 2010
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes
Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva*; Suzelaine Tanji**; Neiva Maria Picinini Santos***; Ligia de Oliveira Viana****
* Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga / Portugal. Advogada graduada pela Universidade Gama Filho / RJ Brasil. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery, Brasil. Docente / Tutora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Medicina, do Centro Universitário Serra dos Órgãos UNIFESO, Brasil. [carmenmarielouis@hotmail.com]
** Enfermeira. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery, Brasil. Docente / Tutora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Medicina, do Centro Universitário Serra dos Órgãos, Brasil. [jrdahmer@terra.com.br]
*** Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery. Docente da Graduação e Pós Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery. [npicinini@yahoo.com.br]
**** Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Brasil. Professora Titular do Departamento de Metodologia em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery. Docente da Graduação e Pós Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery. [ligiaviana@bol.com.br]
Resumo
O objeto do estudo aborda a formação dos estudantes de graduação em enfermagem tendo os cenários de aprendizagem/cuidado como mantenedores de práticas pedagógicas que promovam experiências e habilidades para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é identificar como as palavras e desenhos emitidos pelos estudantes em cenários de aprendizagem têm contribuindo para a formação de uma consciência ambiental fortalecendo-os para a profissão de enfermagem. Estudo realizado numa perspectiva qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira no curso de graduação em enfermagem. Os sujeitos foram 41 estudantes do 1º período. A coleta de dados aconteceu em Maio/2009, mediante um questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados e descritos em unidades temáticas: a teoria-prática-humanização permite formar uma consciência ambiental; a experiência-habilidade articulada a práticas pedagógicas promove a sustentabilidade ambiental; o social apreendido e trabalhado como cenário de aprendizagem-ambiente de cuidado, fortalece os estudantes de enfermagem. A consciência social pode construir um mundo melhor.
Palavras-chave: enfermagem; aprendizagem; ambiente.
Environmental awareness in Nursing: reconstructing a better world with the contribution of students
Abstract
The object of the study was the formation of graduating students of nursing having scenarios of well-taken care of learning/care which would serve as practical maintainers of a pedagogy that promotes experiences and skills for a sustainable environment. The objective was to identify the words and drawings produced by students in learning scenarios which contribute to the formation of an environmental awareness that would equip them for the nursing profession. The study was carried out from a qualitative perspective in a graduate nursing course in a Brazilian Institution of Higher Education. The participants were 41 students in the 1º period. Data collection took place in May 2009, by means of a single questionnaire with open questions. The data were analyzed and described in thematic units: theory-practice/humanization allows the formation of environmental awareness; experience-skills articulated with pedagogical practice promotes a sustainable environment; the social aspect was learned and worked as a learning-environment of care scenario and strengthened the nursing students. A social conscience can construct a better world.
Keywords: nursing; learning; environment.
Sensibilización ambiental en Enfermería: la reconstrucción de un mundo mejor con la contribución de los estudiantes
Resumen
El objeto del estudio cubre la formación de los estudiantes de postgrado en enfermería teniendo los escenarios de aprendizaje/cuidado como como mantenedores de prácticas educativas que promueven experiencias y habilidades para la sostenibilidad del medio ambiente. El objetivo es identificar cómo palabras y dibujos emitidos por los estudiantes en escenarios de aprendizaje están contribuyendo a la formación de un fortalecimiento de la conciencia ambiental a la profesión de enfermería. Un estudio cualitativo se llevó a cabo en una institución brasileña de educación superior en la licenciatura en enfermería. Los sujetos fueron 41 estudiantes de 1er período. La recopilación de datos tuvo lugar en Mayo de 2009, a través de un cuestionario con preguntas abiertas.Los datos fueron analizados y descritos en unidades temáticas: la humanización de la teoría práctica permite formar una conciencia ambiental; la experiencia-habilidad articuladas con las prácticas pedagógicas promueven la sostenibilidad del medio ambiente; lo social aprehendido y trabajado como escenario de aprendizaje-ambiente de cuidado fortalecen a los estudiantes de enfermería. La conciencia social puede construir un mundo mejor.
Palabras clave: enfermería; aprendizaje; ambiente.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
ANDRADE, Carlos Sait P. (2007) - A complexidade da natureza e a natureza complexa dos problemas ambientais contemporâneos: pontos para reflexão. Revista de Geografia. Vol. 24, nº 1, p. 35-46. [ Links ]
ANGHER, Anne Joyce (2007) - Vadem Mecum acadêmico de direito. 4ª ed. São Paulo : Rideel.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde (1999) - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Resolução nº 196/96 de 10 de Outubro [Em linha]. [Consult. 11 Mar. 2009]. Disponível em WWW:<URL: http://www.prppg.ufg.br/coep/uploads/files/res_196.php>.
CORRÊA, Luciara B. [et al.] (2007) - O processo de formação em saúde: o saber resíduos sólidos de serviços de saúde em vivências práticas. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol. 60, nº 1, p. 21-25.
DELORS, Jacques (2006) - Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Séc. XXI. 10ª ed. São Paulo : Cortez.
ENCARNAÇÃO, Fátima L. (2006) - Complexidade e educação ambiental. Revista Didática Sistêmica. Vol. 2, p. 45-55.
GRUN, Mauro (1996) - Ética e educação ambiental: a conexão necessária. São Paulo : Papirus.
Lei nº 8080 de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências (2000). In GOUVEIA, R. - Saúde pública, suprema lei: a nova legislação para a conquista da saúde. São Paulo : Mandacaru. p. 200-220.
MINAYO, Maria Cecília S. (2006) - Saúde e ambiente: uma relação necessária. In CAMPOS, G. W. S. [et al.] org. - Tratado de saúde coletiva. São Paulo : Hucitec. p. 93-122.
MORIN, Edgar (1997) - O método I - a natureza da natureza. Porto : Europa-América.
MORIN, Edgar (2005) - Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre : Sulina.
NICOLESCU, Basarab (1999) - O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo : Trion.
PIMENTA, Selma G. (2005) - Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. In GHEDIN, Evandro - Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. 3ª ed. São Paulo: Cortez. p. 130-143.
PIVA, Adriana (2010) - A difusão do pensamento de Edgar Morin na pesquisa em educação ambiental no Brasil [Em linha]. [Consult. 11 Abr. 2010]. Disponível em WWW:<URL:http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/adriana_piva.pdf>.
POLIT, Denise F. ; HUNGLER, Bernadette P. (1995) - Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3ª ed. Porto Alegre : Artes Médicas.
SANTOS, Ademar V. ; GHEDIN, Evandro (2008) - Enfoque epistemológico sobre saberes e práticas ambientais na formação inicial de professores. ANAP. Ano 1, nº 1, p. 108-128.
SATO, Michèle ; SANTOS, José Eduardo (2001) - Tendências nas pesquisas em educação ambiental. In REIGOTA, Marcos ; NOAL, Fernando ; BARCELOS, Valdo, org. - Caminhos da educação ambiental. Santa Cruz do Sul : UDUNISC.
SILVA, Carmen Maria S. L. M. D. ; SANTOS, Neiva Maria P. (2009) - O filme no ensino de graduação em enfermagem: contribuições de uma estratégia de aprendizagem. Referência. Série 2, nº 11, p. 69-77.
SILVA, Luzia Wilma S. [et al.] (2005) - O cuidado na perspectiva de Leonardo Boff, uma personalidade a ser (re)descoberta na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol. 58, n.º 4, p. 471-475.
UNIFESO. Centro Universitário Serra dos Órgãos. Fundação Educacional Serra dos Órgãos (2008) - Projeto Político-Pedagógico Institucional - PPPI. Teresópolis : UNIFESO.
Recebido para publicação em: 31.01.10
Aceite para publicação em: 02.08.10