SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Parental attachment during pregnancy: Portuguese version of the antenatal emotional attachment scale for expectant parentsThe caregivers concept analysed in an autopoietic perspective: From the chaos to the autopoiesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MAIA, Angela Costa  and  SEABRA, Armanda. Experiências adversas, comportamentos de risco, queixas de saúde e preocupações modernas de saúde em universitários: Uma comparação entre diferentes licenciaturas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2007, vol.8, n.2, pp.167-180. ISSN 1645-0086.

As queixas de saúde subjectivas são muito frequentes e as preocupações modernas de saúde estão associadas a estas manifestações de mal-estar. Vários modelos procuram explicar a forma como diferentes sujeitos lidam com os sintomas de doença, sendo que as experiências adversas parecem estar sistematicamente associadas a um aumento de comportamentos de risco para a saúde, bem como a um aumento de queixas. Neste estudo, onde participaram 136 estudantes universitários de 3 licenciaturas (Medicina, Psicologia, Letras), verificou-se uma relação positiva significativa entre adversidade, comportamentos de risco e queixas e preocupações modernas de saúde, para além de uma relação positiva de todas estas variáveis com os sintomas de psicopatologia e negativa com o apoio social. Estes resultados, bem como as diferenças verificadas entre os alunos quando se considera a licenciatura, são discutidos considerando o impacto das experiências adversas na saúde e a relevância prevenir estas experiências e intervir de modo a diminuir os seus efeitos.

Keywords : Adversidade; Apoio social; Preocupações modernas de saúde; Psicopatologia; Queixas de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )