SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Teaching/Learning Social Research Methods and Techniques: a Contribution For Developing a Pedagogical CultureCultural Policies and Research and Information Infrastructure: The Portuguese Case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

RAMALHO, Henrique. Meritocracia Escolar e Suas Influências na Condição de Jovem dos Alunos da Escola Pública Portuguesa: Uma Análise Sociológica às Narrativas Oficiais. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2020, n.24, pp.27-63.  Epub Jan 18, 2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.24.2.

Neste estudo, analisam-se os rumos formalmente instituídos da agenda meritocrática do sistema escolar, tendo como referência específica a ocupação de aluno. Tem como principal objetivo compreender o modo como a estrutura legal e normativa do sistema arrola as asserções suscitadas pelos domínios da prestação do serviço educativo, da organização e gestão escolar e da estrutura curricular, culminando na afirmação abundantemente focalizada nos resultados escolares dos alunos. Volvidas cerca de três décadas sobre a publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), importa-nos atender à evolução do interesse do legislador em prescrever a educação da juventude, com o encargo de ser aluno, em linha com o argumento da meritocratização. Procedemos a uma análise de conteúdo sistemática da legislação de referência. As nossas conclusões são induzidas na base da hipótese da consolidação de um sistema educativo que se apresenta com uma forte tendência de meritocratização das juventudes que o frequentam.

Keywords : meritocracia escolar; condição de jovem; meritocratização do sistema; meritocracia normalizada..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )