SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Visions from Hell. The sociability of the Brazilian "common man" in Florestan Fernandes and Maria Sylvia de Carvalho Franco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

STHEL, Fernanda Gonçalves  and  SILVA, Luciane Soares da. A crise da pandemia da COVID-19 desnuda o racismo estrutural no Brasil. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2021, n.26, pp.11-32.  Epub Dec 04, 2021. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2021.26.1.

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 trouxe um novo desafio para a humanidade. O Brasil, por suas características de desigualdade extrema, foi impactado severamente pela COVID-19. Estes impactos foram particularmente severos entre a população negra. O objetivo deste trabalho é analisar se o racismo estrutural se reflecte na taxa de mortalidade por COVID-19 da população negra, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos de fontes oficiais como IBGE, Agência Pública, Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde. Os resultados mostraram que a população negra se tornou a maior vítima da doença. A média de óbitos entre negros é de 60,7% em comparação com as pessoas brancas que somaram 37,2% das mortes. Este estudo revela que a pandemia se tornou uma verdadeira tragédia para a população negra brasileira.

Keywords : COVID-19; racismo estrutural; desigualdade social; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )