SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.au21Musical Politics: Protest and Dissent in Aotearoa New ZealandIntergenerational struggles and technological dramas of the neobakala music scene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


CIDADES, Comunidades e Territórios

On-line version ISSN 2182-3030

Abstract

GUERRA, Paula  and  ALVAREZ-CUEVA, Priscila. ‘Dio$ No$ Libre Del Dinero’. Um ensaio acerca dos cruzamentos entre as retóricas pós-feministas e as indústrias (pós)culturais na obra de Rosalía. CIDADES [online]. 2021, vol.au21, pp.60-74.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.23453.

Este artigo tem como objetivo último discutir e perspetivar as formas pelas quais Rosalía, enquanto artista, aciona um conjunto ampliado de narrativas pós-feministas, não só nas suas letras, mas também nos seus videoclipes neste contexto de modernidade tardia. Assim, mantendo o princípio de que as retóricas pós-feministas são abrangentes e multifacetadas, foram analisadas quatro canções: “Malamente” (2018), “Yo x Ti, Tu x Mi” (2019), “Aute Cuture” (2019) e “Juro Que” (2020)1. Desta forma, intentámos aferir da(s) dualidade(s) que pauta o discurso artístico de Rosalía, indo, assim, ao encontro de uma dialógica entre as indústrias (pós)culturais e o discurso sociológico acerca dos objetos, narrativas e imagéticos criativos delas emergentes.

Keywords : pós-feminismo; Rosalía; modernidade tardia; indústrias (pós)culturais; reggaeton e flamenco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )