SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Português, língua pluricêntrica: integração de variedades no ensinoO ensino da língua portuguesa através da exploração dos géneros textuais digitais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional em Língua Portuguesa

Print version ISSN 2182-4452On-line version ISSN 2184-2043

Abstract

ALBUQUERQUE, Davi Borges de. A aula de PLNM com enfoque comunicativo: o ensino de vocabulário e o lugar do dicionário. RILP [online]. 2021, vol.39, pp.33-54.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.33-54.

O objetivo deste artigo é discutir o ensino de vocabulário e sua relação com o uso do dicionário, bem como outras técnicas e estratégias de aprendizagem na aula de Português Língua Não Materna (PLNM), orientada pela abordagem e métodos comunicativos. Assim, são discutidos alguns aspectos teóricos da importância do uso do dicionário e do aprendizado de vocabulário em língua estrangeira, bem como é apresentada uma proposta de atividade comunicativa que contemple tanto o uso do dicionário, quanto a aprendizagem do vocabulário na sala de aula de PLNM. Finalmente, como não há um consenso entre os pesquisadores em relação aos efeitos que o uso do dicionário pode causar no aprendente de uma língua estrangeira, considera-se, com base que no que exposto no texto, que o uso do dicionário (monolíngue ou bilíngue) na aula de PLNM é importante, desde que o aluno seja ensinado a consultá-lo e utilize-o apenas como um auxílio em sua aprendizagem, para não se tornar dependente, fazendo com que possa atrapalhar seu desenvolvimento na língua-alvo, no caso, o português.

Keywords : português língua não materna (PLNM); dicionário; vocabulário; ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )