Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Internacional em Língua Portuguesa
Print version ISSN 2182-4452On-line version ISSN 2184-2043
Abstract
BAPTISTA, Dina. O ensino da língua portuguesa através da exploração dos géneros textuais digitais. RILP [online]. 2021, vol.39, pp.55-79. Epub Feb 25, 2022. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.55-79.
Os textos produzidos em ambientes digitais são inegavelmente herdados da forma impressa. Contudo, os traços que adquirem, condizentes com o novo espaço e com as novas circunstâncias de comunicação por escrito, criam formas comunicativas híbridas, interativas e participativas. O presente artigo aborda a questão da necessidade de se incluírem, no ensino da língua portuguesa, propostas didáticas adequadas aos novos géneros textuais, chamados digitais. Pois, se se considerar que toda a comunicação se desenvolve fortemente por meio de ambientes digitais, será inevitável reconhecer que o ensino de uma língua deve preparar os estudantes para a produção e compreensão dos géneros de texto recorrentes no contexto social e desenvolver neles competências que respondam às tendências e transformações comunicacionais das organizações.
Keywords : didática; língua portuguesa; géneros textuais digitais; textos híbridos.