SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39O ensino da língua portuguesa através da exploração dos géneros textuais digitaisAnálise de quatro manuais atualmente disponíveis para o ensino de português como língua estrangeira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional em Língua Portuguesa

Print version ISSN 2182-4452On-line version ISSN 2184-2043

Abstract

LAGE, Maria Otília Pereira. Projecto de ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira: O Canto do Mar, UW-Milwaukee. RILP [online]. 2021, vol.39, pp.81-102.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.81-102.

Este artigo apresenta a descrição sucinta, recensão crítica e leitura analítica do periódico anual O Canto do Mar: jornal criativo em Língua Portuguesa” da UW-Milwaukee, (nºs 1-4, 2017-2020), cuja criação e produção resultam de um processo de ensino-aprendizagem colaborativo, metodologias pedagógicas ativas/participativas e modelo curricular de investigação-ação inovador da estrutura académica letiva convencional. Para além da introdução e notas finais que enquadram e explicitam globalmente essas temáticas, o presente texto desenvolve-se em duas seções articuladas numa aproximação transversal aos tópicos centrais abordados: O Canto do Mar…, jornal em português da Lusofonia e o Projeto sócio-educativo polifacetado que o orienta. É seu objetivo principal a divulgação ampla desta revista, a nível internacional e no âmbito do mundo Lusófono, contextos espácio-temporais que a enformam, e cuja análise se faz, num enquadramento conceptual transdisciplinar, em adequação a esta publicação de vocação multicultural.

Keywords : Ensino-aprendizagem do português; O Canto do Mar; Jornal académico; Projeto Pedagógico; Lusofonia; Língua e Cultura Portuguesa; Multiculturalidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )