SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4The cross-cultural impact of the ingenuine smiling celebrity in online advertising author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

SILVA, Júlio Fernando da et al. Carreira: a percepção dos trabalhadores sobre apoio das organizações ao seu crescimento profissional. TMStudies [online]. 2019, vol.15, n.4, pp.35-43. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150404.

Este artigo trata do tema carreira tendo como contexto as modificações que esse conceito vem sofrendo ao longo dos anos: de uma abordagem tradicional (linear) a um enfoque contemporâneo (múltipla e sem fronteiras). A pesquisa revisita o tema analisando as políticas e práticas organizacionais, e também (re)conhecendo a importância do olhar do próprio trabalhador sobre o fenômeno. Seu objetivo se traduz em compreender a gestão de carreiras em organizações do estado de Minas Gerais (Brasil), considerando os posicionamentos adotados pelas áreas de Recursos Humanos e a percepção dos empregados quanto às possibilidades de crescimento profissional e mecanismos para planejamento de carreira. Toma-se como base metodológica, dados secundários obtidos da pesquisa “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” (2016). Os resultados apontam para uma preocupação das organizações em subsidiar o desenvolvimento da carreira dos seus profissionais, ainda que haja distinções deste apoio em relação aos níveis hierárquicos e porte da empresa.

Keywords : Planejamento de carreira; desenvolvimento da carreira; recursos humanos; crescimento profissional; melhores empresas para trabalhar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License