SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Understanding tourist mobile hotel booking behaviour: Incorporating perceived enjoyment and perceived price value in the modified Technology Acceptance ModelThe effect of role ambiguity and role conflict on job performance in the hotel industry: the mediating effect of job satisfaction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

KAPTANGIL, Kerem; ASAN, Kübra  and  KINAY, Aysun Gargaci. O efeito dos comportamentos de cyberloafing dos empregados de empresas turísticas nas motivações e na identificação organizacional. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.1, pp.31-43.  Epub Mar 31, 2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170103.

Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o cyberloafing, que significa o uso de ferramentas como telefone, tablet ou internet para fins comerciais ou individuais, tornou-se objeto de debate. Desse ponto de vista, foi examinado o comportamento de cyberloafing de funcionários em empresas turísticas. O objetivo foi investigar os efeitos do cyberloafing nas motivações empresariais e na identificação organizacional. Para esse efeito, foi realizada investigação de campo com funcionários de gestão hoteleira nas cidades de Sinop e Samsun, na Turquia. Os dados recolhidos por meio de questionários foram analisados através de análise fatorial e Partial Least Squares Structural Modeling (PLS). Os resultados indicam que o cyberloafing tem impacto parcial e relativamente baixo na motivação do trabalho e na identificação organizacional. Os resultados do estudo contribuem para a literatura sobre comportamento organizacional no contexto do cyberloafing e oferecem sugestões para os gerentes de hotéis.

Keywords : Cyberloafing; motivação; identificação organizacional; empreendimentos turísticos; comportamento dos funcionários.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )