SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3“All Hands-on Deck”: Octalysis Framework in Primary English Language Learning(I)Legitimate Languages or "What talking means": What Space(s) for Didactic Collaboration Between Heritage Language Teaching and Compulsory Education in Switzerland? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

FREITAS, Amanda Cristina de. As Múltiplas Inteligências no Contexto de Aprendizagem de Língua Inglesa: Desafios no Planejamento de Aula. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.244-264.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26961.

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da nossa pesquisa sobre os desafios do planejamento de aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental através da análise de atividades didáticas propostas para uma turma de 2º ano do Fundamental I de uma escola privada. Trata-se de uma pesquisa documental descritiva com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) que buscou investigar se as atividades didáticas contemplam aspectos relacionados à teoria das Múltiplas Inteligências (linguística, musical, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) proposta por Howard Gardner, em 1983 (Gardner, 1994). A partir da análise inicial dos planos de aula, os resultados mostram a predominância de atividades que focam exclusivamente nas inteligências lógico-matemática e linguística.

Keywords : múltiplas inteligências; planejamento; professor; aluno; ensino de língua inglesa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )