SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Developing Rhythmic Intelligence: Towards a Critical Understanding of Educational TemporalitiesThe Concept of Temporal Agendas in Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SCHAFFTER, Ortfried  and  ESCHENBACH, Malte Ebner von. Reenquadramento da Temporalidade: Um Projeto para uma Visão Relacional da Cronoferência. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.35-61.  Epub July 24, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27368.

Este artigo baseia-se no conceito metodológico de “recorrência” enquanto geração de conhecimento através da “análise do que passou”, biográfica e histórica, segundo Gaston Bachelard no contexto da epistemologia histórica. Com base neste caso paradigmático, efetua-se uma reconstrução relacional-teórica da temporalidade com referência à filosofia da história de Walter Benjamin e Achim Landwehr, na qual as três ordens temporais passado, presente e futuro deixam de ser vistas como dimensões separadas. A estrutura relacional temporal adquire significado epistemológico, entre outras coisas, através do fenómeno da “ausência”, isto é, através da efetividade temporal de uma real “ausência presente do passado” em redes relacionais temporais biográfica ou historicamente reconstruídas. A relevância da teoria educacional pode ser esclarecida historicamente, trans-geracionalmente, disciplinar-historicamente e socio-historicamente, como sublinhamos neste artigo.

Keywords : recorrência; temporalidade; cronoferência; constelação relacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )