SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Changing Perspectives: The Role of Creative Industries in Social Innovation Projects to Empower Local CommunitiesRisk Tourism Within Viral Society: A Study Using Hybrid Discourse Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)

Print version ISSN 2184-0458On-line version ISSN 2183-0886

Abstract

GARCIA, Maria Izabel dos Santos; CABRAL, Rebeca Garcia  and  SILVA, Bruno Ramos da. “Cadê o Museu?” Reflexões Sobre o Impacto da Pandemia nos Espaços Culturais e Educadores Surdos de Museus. RLEC/LJCS [online]. 2022, vol.9, n.1, pp.105-125.  Epub May 01, 2023. ISSN 2184-0458.  https://doi.org/10.21814/rlec.3679.

Vivemos em um contexto histórico marcado por mudanças sociais e educacionais. Nesse novo cenário social, é cada vez mais necessário trabalhar as questões que dizem respeito à inclusão de grupos marginalizados. Os surdos vêm se organizando há anos por meio de associações e instituições com diferentes finalidades. A diversificação na forma em que os grupos de surdos se organizaram vem ganhando novas dimensões nos últimos anos e, atualmente, os museus e outros espaços culturais são locais que vêm sendo reivindicados por essa comunidade. Cada vez mais aumenta o número de educadores surdos em museus e visitas mediadas em língua de sinais. Com isso, novas estratégias são pensadas para uma efetiva mediação para o público surdo e, principalmente, para viabilizar a participação efetiva de crianças surdas em espaços culturais, de forma a apresentar a importância da inserção da educação artística nos ensinos fundamental e médio para crianças/adolescentes surdos. Contudo, a pandemia de COVID-19 representou um impacto nesses desenvolvimentos pelo fechamento dos museus e de outros espaços culturais no período de isolamento social. Este artigo se propõe a investigar como a pandemia gerou mudanças na dinâmica dos espaços culturais, especialmente no caso do Brasil, e como essas novas ações virtuais mobilizaram os educadores surdos de museus.

Keywords : educadores surdos; museus; COVID-19; isolamento social; espaço virtual.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )