SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Analysis of Reading and Writing Practices in Historian Training. A Case Study Based on Curricular Analysis and Actor’s VisionThe Banalization of Evil and the Representation of Adolescent Discourses in Combating Bullying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

RODRIGUES DE, Suzana et al. Bullying no ambiente escolar: Levantamento bibliográfico das publicações nos anais de um Instituto Federal de ensino. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.163-171.  Epub Nov 22, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.163-171.

O ambiente escolar possui em seu lócus, uma diversidade de culturas, religiões, etnias e características que o fazem propício às discriminações e violências, dentre elas está o bullying. O objetivo desse estudo, consiste em investigar publicações dos anais de eventos em um instituto federal, com intuito de identificar, quais pesquisas têm em seu cerne o bullying no âmbito escolar como objeto de estudo, buscando em suas singularidades novas nuances sobre esse fenômeno. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a coleta de dados, foi pesquisado o corpus documental nos anais dos eventos disponíveis no site de Publicações de um instituto de ensino. As palavras-chaves utilizadas para a seleção dos trabalhos analisados foram “bullying”, “violência escolar” e “conflitos”. Após selecionados, os manuscritos foram classificados em “resumos expandidos”, “artigos completos” e/ou “dissertações de mestrado” e foram também quantificados o gênero da autoria da pesquisa (masculino ou feminino). À luz dessas características já descritas, foram selecionados oito trabalhos. Desse modo, foi possível observar, a variedade de formas e contextos em que o bullying se apresenta, e como sua prática, fica muitas vezes estereotipada em ações consideradas habituais e comuns.

Keywords : Bullying; Violência escolar; Conflitos; Ensino..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )