SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Institutional Implications in the Articulation of Interdisciplinarity in Higher Education: a Study of Pedagogical ProjectsA Methodological Proposal on Photographic Discourse in the Academic Research Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

DE MOURA BUENO, Maria Angélica; MACHADO PINTO, Lauren; DE ASSIS CESAR, Maria Rita  and  GOMES, Júlio. Oficina IN virtual com estudantes no ingresso ao ensino superior: espaço dialógico em tempos de pandemia. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.304-312.  Epub Nov 11, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.304-312.

Introdução: A Assistência Estudantil se constitui um campo de Política Pública com foco na Inclusão e Permanência de estudantes nas Instituições Federais de Ensino Superior, com ações em eixos de auxílio monetário e atendimento psicossocial. Desde o início da pandemia em 2020, a Oficina IN como uma das ações do projeto de extensão ao estudante ingressante (IN) em uma Universidade Pública Federal, promoveu ações de encontros coletivos síncronos em subtemas temáticos ao universo estudantil calouro. Objetivos, Métodos: O Projeto de Extensão IN, como um dos eixos de atendimento psicossocial, possui por objetivo investigar e prevenir sinais de vulnerabilidade sócioemocional inerentes à saúde mental no meio social, na garantia de inclusão e permanência universitária, em especial, de grupos sociais vulneráveis. Tensionamos apresentar a experiência do desenvolvimento dos encontros nas oficinas virtuais e análise dos Diários de campo semanais, considerando a análise dos impactos destas atividades no cotidiano dos estudantes. No ato do registo acadêmico a equipe do projeto aplicou um formulário para identificação das condições psicossociais dos estudantes e redes sociais de suporte entre os ingressos. Resultados: Ao longo do projeto de extensão no ano de 2020 sucedeu 32 encontros dentre 437 convites virtuais encaminhados, atingindo a adesão de participação voluntária de 62 estudantes ingressos nas Oficinas IN virtuais. Em avaliação qualitativa, segundo a leitura exaustiva do material registrado no Diário de Campo pelos bolsistas extensionistas do projeto IN, obteve-se as categorias de Análise de Conteúdo nos eixos de discussão como: senso de pertença social, sentimentos de vulnerabilidade, ambiente virtual EaD na Educação e rede social de suporte. Conclusões: As oficinas promoveram estratégia de acolhimento; estabelecimento de vínculos e fortalecimento de redes sociais de suporte; protagonismo acadêmico em prevenção da saúde mental universitária. Configura-se como uma ação efetiva em plano contínuo de política pública em Inclusão e Permanência universitária.

Keywords : Estudantes; Ensino Superior; Oficina; Virtual; Pandemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )