SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13The social perspective of viral hepatitis: Scope reviewExperiences of elderly people with systemic inflammatory rheumatic disease undergoing biological therapy in the nursing consultation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

CARVALHO, Elisabete Mesquita Peres de; BRITO, Carmen Lúcia Marques de; VILLAS, Monique Batista Pimentel  and  MUNIZ, Gracielle Cordeiro. Dificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público. NTQR [online]. 2022, vol.13, e642.  Epub Sep 08, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e642.

Introdução: no ambiente hospitalar, as condições de trabalho e as boas relações interpessoais são necessárias para o adequado cumprimento das atividades e para um clima organizacional saudável, que impacte positivamente na saúde do trabalhador. Objetivos: identificar dificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público do DF. Métodos: trata-se de um estudo descritivo exploratório, de cunho qualitativo, realizado com 46 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2021. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: foi possível encontrar três núcleos de sentido que foram divididos em três categorias e catorze subcategorias: 1 - ambiente e condições de trabalho (Escassez de recursos humanos; Escassez de materiais e insumos; Equipamentos sucateados; Serviços de manutenção ineficientes); 2 - comunicação, relacionamento e rotinas de trabalho (Comunicação; Relacionamento líder/colaborador; relacionamento colaborador/colaborador; Fluxos internos e rotinas de trabalho); 3 - potencialidades visualizadas - motivação para a melhoria do ambiente de trabalho (Política de reposição de Recursos Humanos; Gestão de materiais, insumos e Contrato de manutenção dos equipamentos; Rotina de reuniões; Treinamento em serviço; Aproximar a gestão da ponta; Valorização profissional). Conclusões: escassez de recursos humanos, de insumos e de materiais e as condições precarizadas dos equipamentos foram identificadas como potenciais geradores de insatisfação no ambiente de trabalho. Uma comunicação harmoniosa e assertiva foi requerida como habilidade a ser desenvolvida por todas as categorias, o que implica na necessidade de estratégias de desenvolvimento do tema entre as equipes. Estratégias de gestão foram consideradas para o enfrentamento e para a modificação do panorama identificado.

Keywords : Recursos Humanos; Enfermagem; Hospital; Clima Organizacional; Gestão em Saúde; Pesquisa Qualitativa..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )