SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Configurations of institutionalized geriatric care, a study from the perspectives of Nursing studentsDocument analysis of nursing training for the care of cultural diversity in primary care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

CAMARGO, Tereza Claudia de Andrade  and  OLIVEIRA, Rosa Maria de. As danças orientais como proposta do (re)viver, representar e reinventar no envelhecimento. NTQR [online]. 2022, vol.13, e647.  Epub Sep 08, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e647.

A dança como uma proposta de reinventar o envelhecimento é o objeto desse estudo. A dança contempla a representação e o aprendizado - de coreografias, de novas culturas e de uma prática artística que é capaz de resgatar o feminino e implementar novos significados, tanto nos participantes como naqueles que atuam como expectadores. O estudo surgiu após a defesa de uma Tese de doutoramento com idosos integrantes de uma Casa de Terapias Naturais e Práticas Corporais, localizada no bairro de Curicica - Rio de Janeiro, onde a autora abordou a reinvenção do cotidiano no envelhecimento pelas práticas corporais e integrativas, demonstrando aos participantes como realizava a reinvenção de seu cotidiano através da dança. A apresentação dos resultados da pesquisa propiciou a sensibilização dos participantes da CTNPC, que optaram por conhecer e se inserir nas tradições das danças orientais. Os objetivos: Apresentar as diferentes modalidades das danças orientais, inserir os idosos no contexto da cultura pela confecção de partes do vestuário, através do grupo de artesanato, compor coreografias e apresentações com a participação do grupo. Metodologia: O projeto contou com a iniciativa da Terapeuta Ocupacional, que é membro integrante da equipe de profissionais na Instituição (CTNPC), atuando com diferentes PICs e que também participa de um grupo de danças orientais. A pesquisa incluiu a observação participante e a realização de entrevista semiestruturada. Para apresentação dos dados, foi adotada o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que o grupo foi mobilizado para o aprendizado das técnicas de danças orientais, confecção de vestuário adequado para as aulas práticas e apresentações extramuros, tornando-se motivados nos novos aprendizados, com a sensação de pertencimento, motivação e expectativas de novos cotidianos.

Keywords : Envelhecimento; Danças orientais; Atividades cotidianas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )