SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue176Models of educational and occupational socialization todaySchool and modernity: the risk of ethnicity, the challenge of plurality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

RESENDE, José Manuel  and  DIONISIO, Bruno Miguel. Escola pública como «arena» política: contexto e ambivalências da socialização política escolar . Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.661-680. ISSN 0003-2573.

Este artigo é uma reflexão preliminar em torno de um projecto de investigação em curso, o qual incide na temática da socialização política na escola secundária em Portugal. O texto propõe-se contextualizar a socialização política escolar em função da experiência escolar moderna, do modelo institucional de escola, do papel da crítica e das reformas educativas. Prossegue com o questionamento dos recentes dispositivos criados para a introdução da «educação para a cidadania» no currículo formal. Termina com a problematização do lugar da «educação para a cidadania» no contexto das ambivalências que marcam a experiência estudantil actual.

Keywords : Escolas secundárias; Socialização escolar; Cidadania; Educação; Estudantes; Experiência escolar.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License