Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Análise Social
Print version ISSN 0003-2573
Anál. Social no.188 Lisboa July 2008
Ao serviço do líder: as campanhas eleitorais do Partido Socialista**
Marco Lisi*
Este artigo procura analisar a evolução das campanhas eleitorais do Partido Socialista entre 1976 e 2005, evidenciando as suas principais características organizativas ao nível nacional e local. As conclusões apontam para a importância dos especialistas externos e para o reforço da centralização, que contribuem para o aumento da autonomia do líder socialista.
Palavras-chave: Partido Socialista; campanhas eleitorais; eleições; comunicação política.
This article analyses the development of the Socialist Party's election campaigns between 1976 and 2005, revealing their main organizational characteristics both nationally and locally. The conclusions demonstrate that outside experts were important and that there was increasing centralization, both of which contribute to the increased autonomy of the socialist leader.
Keywords: Socialist Party; election campaigns; elections; political communication.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
BIBLIOGRAFIA
Avillez, M. J. (1996), Soares. Democracia, Lisboa, Público. [ Links ]
Dalton, R. J., e Wattenberg, M. (orgs.) (2000), Parties without Partisans. Political Change in Advanced Industrial Democracies, Oxford, Oxford University Press.
Duverger, M. (1981), Les Partis Politiques, Paris, Armand Colin.
Farrell, D. M. (2002), «Campaign modernization and the West European party», in K. R. Luther e F. Müller-Rommel (orgs.), Political Parties in the New Europe, Oxford, Oxford University Press, pp. 63-83.
Farrell, D. M. (2006), «Political parties in a changing campaign environment», in R. S. Katz e W. J. Crotty (orgs.), Handbook of Party Politics, Londres, Sage, pp. 122-133.
Farrell, D. M., Kolodny, R., e Medvic, S. (2001), «Parties and campaign professionals in a digital age», in Press/Politics, 6 (4), pp. 11-30.
Farrell, D. M., e Schmitt-Beck, R. (2002), «Studying political campaigns and their effects», in D. M. Farrell e R. Schmitt-Beck (orgs.), Do Political Campaigns Matter?, Londres, Routledge, pp. 1-21.
Freire, A., Lobo, M. C., Magalhães, P., e Espírito-Santo, A. (orgs.) (2005), Comportamentos e Atitudes Políticas 1973-2002, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais.
Gibson, R., e Römmele, A. (2001), «A party-centered theory of professionalized campaigning», in Press/Politics, 6 (1), pp. 31-43.
Jalali, C. (2006), «The woes of being in opposition: the PSD since 1995», in South European Society & Politics, 11 (3-4), pp. 359-379.
Katz, R. S., e Mair, P. (1995), «Changing models of party organization and party democracy: the emergence of the cartel party», in Party Politics, 1, 1, pp. 5-28.
Méndez Lago, M. (2000), La Estrategia Organizativa del Partido Socialista Obrero Español (1975-1996), Madrid, CIS.
Norris, P. (2000), A Virtous Circle: Political Communications in Post Industrial Society, Cambridge, Cambridge University Press.
Oliveira, C. (1993), Os Anos Decisivos, Lisboa, Presença.
Panebianco, A. (1982), Modelli di Partito, Bologna, Il Mulino.
Pasquino, G. (2001), «The new campaign politics in southern Europe», in P. N. Diamandouros e R. Gunther (orgs.), Parties, Politics, and Democracy in the New Southern Europe, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, pp. 183-223.
PS (1998), Fontes para a História do Partido Socialista Português, Lisboa, Fundação Mário Soares.
Sablosky, J. A. (2000), PS e a Transição para a Democracia, Lisboa, Editorial Notícias.
Salgado, S. (2007), Os Veículos da Mensagem Política. Estudo de uma Campanha Eleitoral nos Media, Lisboa, Livros Horizonte.
Sampugnaro, R. (2006), Dentro la Campagna. Partiti, Candidati e Consulenza Politica, Acireale, Bonanno.
Sartori, G. (1976), Parties and Party Systems. A Framework for Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.
Scammell, M. (1997), «The wisdom of the war room: US campaigning and Americanization», in The Joan Shorestein Center Press Politics, research paper R-17.
Séguéla, J., e Saussez, T. (2007), La Prise de l'Elysée, Paris, Plon.
Stock, M. J., (2005), «O PS de 1973 a 1983», in V. Canas (org.), O Partido Socialista e a Democracia, Oeiras, Celta, pp. 129-168.
Swanson, D., e Mancini, P. (orgs.) (1996), Politics, Media and Modern Democracy: an International Study of Innovations in Electoral Campaigning and Their Consequences, Westport, Praeger.
Van Biezen, I. (2003), Political Parties in New Democracies, New York, Palgrave MacMillan.
Webb, P., Farrell, D. M., e Holliday, I. (2002), Political Parties in Advanced Industrial Democracies, Oxford, Oxford University Press.
Wert, J. I. (2003), «Sondagens de opinião pública em Espanha e em Portugal», in Análise Social, 167 (xxxviii), pp. 573-598.
Wring, D. (2005), The Politics of Marketing the Labour Party, New York, Palgrave.
* Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
** Agradeço os comentários de dois referees anónimos da revista Análise Social.