Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Análise Psicológica
Print version ISSN 0870-8231
Abstract
FIJALKOW, Jacques and RAGANO, Serge. Dyslexie: Le retour. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.175-185. ISSN 0870-8231.
A recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente.
Keywords : Aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia.