SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Organic matter quality and phytotoxicity loss in progressive composting stages of olive pomaceComparison between mineral and organic fertilization on forage corn culture: impact on yield, total carbon and nutrients NPK of soil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018XOn-line version ISSN 2183-041X

Abstract

MERKOHASANAJ, Matilda; CORTEZ, Nuno; GOULAO, Luís F.  and  ANDREETTA, Anna. Caracterização das dinâmicas físico-químicas e da fertilidade de solos de mangal da Guiné-Bissau em diferentes condições agroecológicas subjacentes ao cultivo do arroz. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.221-230.  Epub Dec 01, 2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28424.

A produção de arroz de mangal é de vital importância na maioria dos países da África Ocidental, incluindo a Guiné-Bissau. Mesmo em áreas de reduzida dimensão, existem diferentes condições agroecológicas subjacentes ao cultivo de arroz, e são principalmente atribuídas à precipitação e temperatura que afetam a acidez do solo, salinidade e disponibilidade de nutrientes. O objetivo principal deste estudo foi conhecer as dinâmicas nas propriedades físicas, químicas e nutricionais dos solos de mangal, considerando a sua variabilidade e distribuição, a fim de evidenciar melhores práticas de gestão. Com base na monitorização de campo e em três campanhas de amostragem de solo antes e durante o ciclo de produção do arroz, em duas regiões costeiras distintas da Guiné-Bissau (Oio e Tombali), foi feita a caracterização das principais condições agroecológicas dos solos. Nos mangais influenciados pelas marés, Mangais de Maré (TM) os resultados mostraram que as condições de salinidade e acidez foram reduzidas a níveis não tóxicos nos momentos de início do viveiro ou do transplante. No entanto, as observações dos resultados mostraram que em campos de TM que possuem drenagen limitada, a intrusão de água salgada pode criar um risco iminente com concentração salina levando a condutividade eléctrica a valores de aproximadamente 6 mS cm−1 causando até perdas importantes de produção. Nos Mangais Associados (AM), os níveis de acidez e salinidade não põem um problema, mas níveis muito baixos de principais macronutrientes (até 2 vezes menores que TM), limitam a produção. Além disso, os resultados mostraram alta variabilidade nas propriedades físico-químicas dos solos das principais condições agroecológicas identificadas e um gradiente positivo a jusante na fertilidade do solo.

Keywords : solos de mangais; produção de arroz; disponibilidade de nutrientes; acidez; salinidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )