SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Reforms in educational management: A comparative analysis between Brazil and PortugalAssessment in theater: Reflections from the voices of the students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

BRANCO, António. Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.55-77. ISSN 0871-9187.

A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.

Keywords : Pedagogia teatral; Formação de não-atores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )